Construção a seco na Feicon 2011


Terça feira começa a Feicon, maior feira de construção civil da América Latina. Vou aproveitar esse post para falar um pouco dos materiais ligados a steel frame que conheci nas duas ultimas edições e especular um pouco do que pode vir nessa edição de 2011.

LP do BRASIL – A LP do Brasil é uma empresa multinacional com uma gama grande de produtos voltados a construção a seco. Seu carro chefe são os painéis OSB (painéis de madeira parecidos com uma folha de compensado, mas que possuem uma resistência a carga e a intempéries muito superior aos de um compensado). Nas construções em Steel Frame, esses painéis podem ser utilizados como parte dos fechamentos externos da construção e também são utilizados como pisos em lajes secas (as que não utilizam concreto).

Além dos painéis em OSB, a LP possui uma gama de materiais para revestimento de fachada que imitam pedra e também madeira. Esse tipo de acabamento é bastante utilizado em casas americanas, mas não acredito que a aceitação por aqui vai ser boa, pois a estética das construções dos dois países são bem distintas.

Nessa edição da Feicon a LP apresentará em seu stand uma casa toda montada com estrutura de steel frame (aço) e Wood frame (madeira). Essa casa provavelmente apresentará toda a linha de painéis OSB para fechamentos externos e laje seca, assim como os materiais para revestimento de fachada falados acima.
Saint Gobain – A Saint Gobain (Brasilit, Placo e Isover) é hoje a empresa nacional que tem a maior gama de produtos para steel frame. 

Pelo seu grande interesse em difundir o uso das placas cimentícias fabricadas pela Brasilit, ela é a empresas que mais divulga o sistema construtivo no pais. Foi a Brasilit que levou ao Caldeirão do Huck as construções em steel frame.

 A empresa vem adotando uma estratégia bastante interessante na cidade de Manaus (e acredito que também em outras cidades) que é a de revender outros produtos da cadeia construtiva ainda inacessíveis na região (que é o caso das mantas Tyvek da 3M e dos perfis de aço galvanizado para a estrutura do steel frame).
Na edição de 2011 da Feicon não tenho conhecimento de nenhum produto novo que a empresa irá apresentar. Acredito que ela aproveitará a feira para reforçar a imagem de empresa 100% sem amianto e também reforçar a garantia contra fissuras em suas placas cimentícias .

Eternit – A Eternit é outra grande empresa que vem investindo bastante em produtos para construção a seco (placas cimentícias, painel wall e paredes prontas). A empresa, que abandonou ha mais de um ano o uso de materiais para tratamento de juntas, está investindo em uma gama de acabamentos diferenciados para as suas placas cimentícias. Essa nova linha, conta com acabamentos que imitam madeira, pedras brutas, pedras polidas e painéis coloridos. 

Acredito que esse produto da Eternit agradará o mercado, se apresentando como uma alternativa a mais para o revestimento de fachadas. O único ponto negativo, na minha opinião, são os materiais utilizados na fixação dos painéis. A fabricante indica rebites coloridos para a fixação dos mesmos, gerando uma aparência não muito agradável à superfície acabada. Se a Eternit trabalhasse um sistema de ancoragem escondido ou utilizasse parafusos metálicos mais elaborados, acredito que o resultado estético das paredes ficaria melhor.

Trisoft – A empresa, que tem como atividade principal a fabricação de materiais para colchões e travesseiros, apresentou no ano passado uma manta termo acústica feita da reciclagem de garrafas PET. Além do apelo ecológico, da retirada das garrafas PET do meio ambiente, o material se apresenta vantajoso na etapa da instalação. Isso acontece pois materiais concorrentes (lã de rocha e lã de vidro) necessitam de um grande cuidado no seu manuseio, pois causam grande irritação na pele dos instaladores, cuidado esse dispensável no caso da lã de PET. O material pode também ser encomendado em várias densidades, variando de acordo com a necessidade do projeto.

Knauf – Uma das líderes nacionais na venda de materiais para gesso acartonado. Normalmente apresentam em seu espaço os diferentes tipos de placas de gesso, perfis para drywall e novos tipos de armação e placas para forro. Espero conhecer esse ano as novas placas Aqua Panels (acho que escreve assim) que eu soube que eles estão trazendo ao Brasil. Eles são também os fabricantes das placas Durock e Fiberock, produto bastante utilizado nos Estados Unidos para o revestimento externo das edificações, mas que não encontrei tão facilmente no mercado nacional.

 Para quem está interessado em conhecer mais dos produtos que são utilizados na construção a seco, sugiro visitar também os vários stands que demonstrarão o sistema de distribuição de água flexível (PEX), confira também os materiais elétricos já projetados para o drywall e os stands de fornecedores de perfis metálicos (se houver algum nessa edição. Normalmente eles fazem parceria com outros stands e não aparecem diretamente). A parte de louças, metais, pisos e pinturas não variam de uma construção convencional para uma construção a seco, então sempre é bom visitar o máximo possível de fabricantes para conferir os lançamentos.

Espero ter ajudado aos interessados em construção a seco que vão conferir a Feicon. Na quarta a noite coloco os primeiros comentários a respeito da feira.

Comentários

Postagens mais visitadas