OSB: Usar ou não usar?

Ontem recebi um comentário bem interessante aqui no blog. Um leitor me perguntou se eu iria utilizar painéis OSB+cimentícia no revestimentos de paredes externas ou se iria utilizar somente o revestimento de placas cimentícias.


"Primeira dúvida é sobre o fechamento externo você irá utilizar a placa OSB, a membrana e depois a placa cimenticia ou pode ser utilizado a membrana e placa cimenticia sem a placa OSB, fazendo o contraventamento na estrutura de aço e qual das duas formas temos o melhor custo benefício?"

Vamos agora responder a pergunta acima:

Nessa obra atual não vou utilizar os painéis OSB sob a placa cimentícia. O contraventamento da estrutura será feito com montantes fixados nos painéis (postarei mais fotos outro dia).

Quanto ao custo, posso falar que nessa construção (que terá no máximo dois pavimentos, um edificado agora e outro projetado para ser executado mais a frente) o uso do OSB não se apresentava vantajoso. Falo isso tendo  como referencia o mercado de Manaus onde, além do valor de compra dos materiais vou ter também o alto custo de frete rodoviário.

A conta que faço para lhe responder sobre o custo é a seguinte: Estruturas sem OSB devem ter montantes espaçados a cada 400mm enquanto que estruturas com OSB podem ser espaçadas 600mm. Como o OSB possui 1,22m de largura, posso prever que pra cada painel vou ter uma redução de 1 montante na estrutura. Nesse caso o custo do OSB não valeria a pena se comparado ao custo economizado na redução dos montantes da estrutura.

No entanto a conta não pode ser tão simples assim. O painel OSB tem uma função estrutural muito importante. Ele garante uma resistência superior na estrutura Light Steel Frame. Essa vantagem estrutural é verificada pelo engenheiro calculista, por isso é indispensável informar a esse profissional se será ou não utilizado o painel OSB na estrutura.

O que posso resumir até aqui, é que o uso de OSB pode representar um melhor custo benefício em estruturas  de LSF. No entanto, acredito que essa vantagem econômica vai ser encontrada somente em edificações com dois ou mais pavimentos e que essa comparação de custo só poderá ser feita após os estudos estruturais dos dois casos.

Agora vamos a segunda parte desse post! O pessoal que produz e vende OSB já deve estar ficando preocupado com essa postagem.

Quando construímos em LSF acredito que o resultado final da qualidade e conforto da edificação é mais importante que o seu custo final (claro que estou falando em um aumento pequeno no valor da obra). Por esse motivo acredito que a decisão de usar ou não os painéis OSB devem ser tomados visando as vantagens geradas pelo produto e não pelo custo final na obra.

Dito isso vamos ao que importa. Abaixo vou informar algumas vantagens e desvantagens do uso do OSB, sem ficar me preocupando se será ou não mais vantajoso no custo x benefício.

VANTAGENS:

- Ao se utilizar o OSB nos painéis de LSF você obtém uma estrutura mais resistente estruturalmente.

- Ao tornar o painel mais rígido, você ganhará agilidade no transporte, pois diminuirá o risco de dano ou amassamento dessas peças.

- O uso do OSB no painel evita que ele saia do esquadro durante o transporte e assim elimina o retrabalho de ajuste dos painéis no canteiro de obras.

- O uso do OSB aumenta o conforto térmico da construção pois o material tem um alto índice de isolamento térmico e a construção contará com uma camada a mais de material isolante.

- O uso do OSB diminui o risco de aparecimento de trincas nas placas cimentícias com tratamento de juntas. Isso acontece porque a estrutura OSB vai absolve as cargas de movimentação da estrutura LSF. Outro motivo é que a placa cimentícia ficará fixada/apoiada em uma superfície plana em toda a sua extensão e não apenas em alguns pontos como acontece sem o uso do OSB.

DESVANTAGENS:

- O uso de OSB nos painéis os torna mais pesados e sua movimentação exige uma quantidade maior de pessoas no canteiro de obras.

- Preconceito quanto ao uso de madeira - Acredito que esse seja a maior barreira desse produto. Muitos clientes e construtores tem medo em utilizar madeira em partes de suas edificações. Esse preconceito é muito forte na cidade de Manaus pois é muito difícil encontrar madeiras secas em estufa e que não sofrerão deformações ao longo da vida útil. Portas e janelas empenadas e que travam durante a abertura são as patologias mais comuns nesse tipo de material. Apesar de o OSB ser um material tecnologicamente mais avançado e que possui características técnicas que evitam esse tipo de patologia, ainda é muito difícil quebrar essa barreira cultural de nossos clientes. Esse foi o motivo que me levou a não utilizar o OSB em nenhuma das obras que fiz até então.

Espero ter conseguido passar algumas informações sobre o uso do OSB em construções em LSF. Conto com a colaboração de todos os leitores para acrescentar informações ou corrigir qualquer dado errado postado até aqui.

Gostaria também de saber como anda o uso de OSB em construções LSF pelo Brasil. Se você é construtor LSF deixe seu testemunho.

Comentários

  1. Valeu Renato, esclareceu muito bem as dúvidas que eu tinha respeito do OSB. Aproveitando o assunto achei este site http://construlight.com.br/videos de um construtor com vários videos sobre construção em steel frame e ele usa o OSB. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Caro Renato,

    Vi um pouco do seu trabalho no blog. Sou engenheiro, moro no Recife e há algum tempo tenho interesse em novos métodos construtivos, tal qual o STEEL FRAME.

    Você já teve contato com rebocos térmicos (EIFS) e fachadas ventiladas? Não seria uma alternativa para o fechamento externo.

    A propósito, envio, anexo, material informativo de um lançamento da construtora gaúcha MELNICK EVEN, que utilizará o reboco térmico combinado ao STEEL FRAME.

    Um abraço, vou continuar acompanhando o andamento de suas obras.

    Maurício

    ResponderExcluir
  3. enviei o arquivo para o email renatorayol1@gmail.com

    Mauricio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauricio, o material que voce me enviou é bem interessante. Ainda não tive a oportunidade de trabalhar nem com o reboco térmico e nem com fachada ventilada.

      O reboco térmico é muito utilizado em construções de Light Steel Frame em Portugal. Acredito que esse material seja muito apropriado para nosso clima, pois garante um isolamento térmico que (acredito eu) é superior a qualquer outro material com essa função de isolamento. O unico porém desse sistema é que ele tira um pouco a característica de "obra seca" pois vai empregar uma argamassa externa que acaba gerando uma pequena sujeira no canteiro de obra durante a sua execução.

      Quanto a fachada ventilada, tenho procurado fornecedores no Brasil para me passarem cotação dos produtos, mas ainda tenho dificuldades em orçar esse material, ainda mais para entrega em Manaus. A maioria dos fornecedores exige a venda do material com instalação do fabricante e isso acaba inviabilizando obras longe de centros como São Paulo, Rio e Minas Gerais.

      Um grande abraço

      Excluir
    2. Por acaso pode usar somente o painel OSB no revestimento externo? ?

      Excluir
    3. Por acaso pode usar somente o painel OSB no revestimento externo? ?

      Excluir
  4. Renato pode ser usado OSB para contraventar uma estrutura de steel com perfil 90*95mm por dentro com drywall e por fora placas cimenticias 10mm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Jan,

      O OSB pode sim ser utilizado para contraventar uma edificação com essas características que você mencionou. No entanto quem vai especificar o espaçamento dos perfis e a espessura do painel OSB é o engenheiro calculista da sua estrutura em Steel Frame. Um abraço

      Excluir
  5. Ótimas explicações. Eu fiz uma pergunta no canal com essa dúvida e agora ficou bem claro porque não utilizou o OSB.

    ResponderExcluir
  6. Tenho pronta a estrutura de uma casa de 32m² em concreto pilares vigas e cobertura, e estou pensando em fazer o fechamento de LSF E PLACA CIMENTÍCIA SEM OSB. E USAR MASSA ACRÍLICA NAS ÁREAS MOLHADA SE NA PARTE EXTERNA, E FAZER A VEDAÇÃO TERMOACUSTICA COM PET. VOU OBTER UM BOM RESULTADO?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas