Colocação das primeiras placas cimentícias.

Nos últimos dias estava um pouco afastado das publicações aqui do blog. A obra em light steel frame e outras atividades profissionais me impediram de publicar durante os últimos dias.

Agora vamos atualizar o andamento da obra: Foi finalizado a montagem da estrutura LSF das paredes, das tesouras do telhado e da platibanda. Estamos no momento instalando a barreira de vapor Tyvek (essa membrana branca vista nas fotos) e iniciamos nesta sexta feira (14/09/2012) a colocação das placas cimentícias.

A produtividade da instalação das placas cimentícias não será tão boa nos primeiros dias por dois motivos: Estamos utilizando uma placa cimentícia que nunca haviamos utilizado, então estamos aprendendo a trabalhar com ela. O segundo motivo diz respeito a paginação da placa. Nessa obra optei por utilizar a placa cimentícia aparente, criando uma paginação das placas na fachada e por esse motivo temos que ter um cuidado extremo com o acabamento e posicionamento das placas.

Iremos trabalhar no sábado por meio período e acredito que nesse dia conseguiremos finalizar uma lateral da obra. Essa primeira parede será um teste para descobrirmos a melhor maneira de alinhar as placas, fazer os cortes com perfeição e verificar se o espaçamento que estamos utilizando (3mm) ficará bom nessa paginação.

Foto da obra na manhã do dia 14/09/2012 - estrutura Light Steel Frame das paredes, cobertura e platibanda finalizadas.

Placas cimentícias empilhadas para uso na obra.

Detalhe da membrana Tyvek que reveste toda as paredes externas da construção. Ela é instalada sob a placa cimentícia.

Detalhe das primeiras placas cortadas para utilização na obra. Estamos utilizando placas Placlux que são bem leves e podem ser cortadas com estilete. Estamos gostando muito do resultado até o momento.

Primeiras placas cimentícias instaladas na residência. Observe que um montante foi colocado na horizontal para servir de gabarito para a paginação das placas.

Comentários

  1. Renato, por que não vai usar placas OSB neste projeto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauricio, abordei o motivo no post sobre OSB. Em resumo não utilizei o material por questões culturais porque o uso de madeira em climas muitos úmidos (como é o caso de Manaus) é encarado por muitos clientes como algo, digamos assim, arriscado. Então para não ter esse tipo de problema na hora da comercialização de minhas construções optei por utilizar somente revestimento em placa cimentícia sem OSB.

      Excluir
  2. Olá Renato,
    Parabéns pelo blog, as informações postadas aqui são muito boas.
    Numa das fotos vi um material preto revestindo as guias inferiores dos paineis. Que material é esse e qual a sua função?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas vou responder essa sua dúvida em um post específico.

      Excluir
  3. Renato, olá.

    Você poderia tirar uma dúvida?
    Quando utilizamos a placa cimentícia comum fazemos a calafetação normal.
    Mas como fica a exposição dos parafusos na fachada aparente? Você cobre com um pouco de cimento?

    Grato,

    Alcemir Cabral


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alcemir, no caso de placas aparentes os parafusos também ficam aparentes. O que você tem de opção é utilizar parafusos com uma estética um pouco diferenciada. Ao invés de utilizar parafusos com encaixe de fenda ou philps voce pode utilizar encaixe tipo "Torx".

      Excluir
  4. olá renato
    gostaria de saber se uma estrutura apenas com pilar/viga/laje em concreto e paredes em montante/la de vidro/placas cimentícas, pode ser uma boa opção?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas