Obra seca no interior do Amazonas - Parte 4

Nesta quarta parte do post sobre a obra no interior do estado do Amazonas vou falar sobre o desperdício de materiais no sistema Light Steel Frame.

Como falado algumas vezes aqui no blog, a pouca produção de entulho é uma das características do sistema de construção a seco.

Como geralmente o pedido dos materiais ocorre somente após a finalização total dos projetos, conseguimos extrair a quantidade exata de cada material a ser utilizado na obra. Os perfis de aço galvanizado normalmente são encomendados da fábrica já cortados na medida certa de cada painel. As paredes em placa cimentícia e em gesso acartonado são paginadas ainda em projeto e são escolhidas as alturas das chapas que melhor atendam a construção, de maneira a gerar o menor desperdício possível.

Diante dessas características do sistema expostas acima, é possível fazer uma compra de materiais com uma margem de sobra muito pequena. A quantidade de materiais excedentes encomendados chega a ser inferior a 5% da quantidade levantada em projeto.

Vou descrever abaixo algumas situações que nos levam a pedir uma quantidade um pouco maior de cada item contido na obra:

- Perfis de aço galvanizado: Geralmente são encomendados nas medidas certas de cada painél. No entanto é recomendado que se peça uma quantidade a mais para que se faça todo o travamento da obra durante a montagem dos painéis e também para eventuais substituições de peças danificadas ou pequenas alterações de projeto verificadas durante a montagem no canteiro de obras. Margem de segurança de 5 a 10% da quantidade levantada em projeto.

- Parafusos e fixadores: Esses materiais também podem ser levantados em projeto de uma maneira bem exata, no entanto a experiência em obras nos orienta a sempre ter uma sobra desse tipo de material dentro da obra. Isso decorre da necessidade de se realizar algum retrabalho durante a montagem da estrutura. Como os parafusos e chumbadores não podem ser reutilizados, ao se fazer um retrabalho os mesmos deverão ser substituídos por peças novas. Margem de segurança de 10 a 20% da quantidade levantada em projeto.

- Barreira de vapor: A barreira de vapor, também conhecida pelo seu nome comercial Tyvek, é comercializada em caixas fechadas com 328 m2. Esse motivo pode fazer com que em nossas primeiras obras tenhamos quantidades muito maiores em relação a quantidade levantada em projeto (pois os pedidos sempre serão em quantidades múltiplas de 328 m2). No entanto nas demais obras a quantidade do material levada ao canteiro de obras já será bem mais próxima da quantidade levantada em projeto. Os motivos que podem levar ao uso excessivo dela é a substituição do material em regiões onde fortes ventos provoquem o arrancamento do mesmo. Esse assunto será tratado em um Post exclusivo sobre a instalação do Tyvek. Margem de segurança de 10% da quantidade levantada em projeto.

- Placa cimentícia e gesso acartonado: Os materiais utilizados nos revestimentos devem ser levantados por quantidade de painéis necessários para a execução da obra e não pela metragem quadrada das paredes. Isso se deve ao fato de que nem sempre as placas são utilizadas inteiras. Ex.: em uma fachada com altura 2,80m ao se utilizar uma placa cimentícia de 3,00 metros, sempre haverá uma perda de 20cm com o corte do painel. Por esse motivo é muito importante que se tenha um projeto de paginação de cada parede da construção e dessa forma se possa ter um levantamento correto da quantidade de painéis necessários para a execução da obra. Os materiais de revestimentos são os que mais geram resíduos, pelo fato de que nem toda sobra do corte desses materiais poderão ser utilizados na obra. No entanto o volume gerado é muito inferior ao de uma construção em alvenaria e concreto armado. Margem de segurança de 5% da quantidade de PLACAS levantadas em projeto.

- Isolamento termo-acústico: O que se deve estar atendo na hora de comprar esse material é se ele será produzido na largura da paginação dos seus perfis. Falo isso pelo seguinte motivo: a maioria das mantas de isolamento são vendidas com largura de 600mm que é a paginação dos perfis de drywall. No caso da estrutura de Light Steel Frame, normalmente é adotado a paginação de 400mm e por isso o ideal é que o isolamento siga essa mesma largura, evitando assim a necessidade de se fazer cortes do material durante a instalação. Margem de segurança de 5% da metragem levantada em projeto.

Bom, esse post vai terminando por aqui. Espero ter contribuído com informações úteis para os profissionais que pretendem construir com o método construtivo Light Steel Frame.

Leitores, conto com a participação de vocês para que deixem suas dúvidas ou informações em nossos comentários para enriquecer ainda mais o debate.

Comentários

Postagens mais visitadas