LSF e Sketchup

Ola leitores,

Na minha volta ao blog vou falar um pouco sobre o uso do Sketchup na elaboração dos projetos de LSF.


Para os que ainda não leram meu perfil ai na lateral do blog, eu sou arquiteto e não engenheiro, por isso sou muito criterioso na parte de projeto e detalhamento das estruturas que construo. 

A ferramenta que utilizo hoje é o software Sketchup (www.sketchup.com) que é uma ferramenta muito conhecida pelos profissionais da arquitetura.

Com essa ferramenta é possível modelar em 3D tudo o que será feito em uma obra. Posso ver a interação entre os painéis, ver a fixação e tratamento entre peças e até fazer a modulação dos painéis de OSB, gesso acartonado e placas cimentícias. 

Ao modelar a estrutura toda em 3D é possível identificar possíveis problemas que terei na montagem em canteiro de obras.

Ha alguns meses comecei a utilizar também o plugin Bimbon (www.bimbon.com.br) que me auxilia nos quantitativos de alguns materiais que terei na obra. 

Em resumo, criei e cadastrei os perfis utilizados no projeto de LSF e com esse plug-in consigo extrair as quantidades finais de material necessário em cada projeto. Estou aperfeiçoando também o quantitativo de painéis utilizados nas obras (gesso acartonado, placa cimentícia e OSB). 

Em breve escreverei um post sobre o uso do plu-in bimbon para que todos entendam melhor o uso dessa ferramenta.

Abaixo deixo algumas imagens extraídas de um dos projetos no qual estou trabalhando no momento.

E você leitor, uso alguma ferramenta para auxiliar no projeto e montagem de estruturas LSF?

Um grande abraço a todos.

 Fundação

Painéis do 1o piso 

 Painéis 1o piso + treliças da laje

 Painéis 1o piso + treliças da laje + painéis 2o piso

Painéis 1o piso + treliças da laje + painéis 2o piso + estrutura primária da cobertura. 

Estrutura de light steel frame completa

Comentários

  1. Boa noite, tenho interesse a respeito da sua metodologia. Entre em contato comigo através do caioguilherme.cjs@gmail.com para que possamos negociar.

    Att,

    Caio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas