Relatos de uma obra em Porto Velho - RO
Como é de costume aqui no blog, vou relatar as experiências
que estou tendo em uma obra que se encontra em execução na cidade de Porto
Velho, Rondônia.
Planejamento da obra.
Em todas as obras que eu havia executado até o momento, os
perfis eram sempre comprados em São Paulo e transportados para Manaus por frete
rodoviário (qualquer carga rodoviária para chegar em Manaus tem que passar por
uma balsa vinda de Belém ou Porto Velho. Isso encarece muito o frete e também aumenta
o prazo da chegada do material na cidade. Se tiver sorte, seu material será
entregue 18 dias após sair de São Paulo).
Diante dessa minha realidade, fiquei muito feliz ao saber
que já entrou em atividade uma indústria de perfis para steel frame na cidade
de Manaus.
Minha programação inicial foi a de produzir todos os
painéis, treliças e tesouras de cobertura em Manaus, embarcar tudo em uma
carreta fechada e viajar com minha equipe quando tudo estivesse no canteiro de
obras em Porto Velho.
No entanto, diante de um atraso na entrega das bobinas do
aço para o fornecedor de Manaus, tive que readequar minha estratégia. Os perfis
produzidos com aço 0.95mm foram entregues na data certa e tiveram os painéis
produzidos em Manaus, já os perfis 1.25mm só foram entregue em uma data muito
próxima ao do início da obra. Por esse motivo resolvi enviar os painéis prontos
e perfis soltos de balsa para Porto Velho.
19/06 - sexta
Uma semana após a saída da balsa de Manaus, os materiais
chegaram até Porto Velho. Neste mesmo dia desembarquei na cidade com minha
equipe de quatro montadores.
20/06 - sabado
Esse dia foi dedicado ao desembarque e transporte dos
painéis e perfis LSF até o galpão onde foi fabricado o restante da estrutura.
Nesse dia verificamos os perfis danificados e quais painéis
que sofreram algum dano durante o transporte.
21, 22 e 23/06 – domingo, segunda e terça
Iniciamos a fabricação dos 101 painéis que ainda faltavam.
Nossa previsão era terminar tudo em 5 dias (média de 10 painéis/dias fabricados
por cada dupla). Conseguimos reduzir esse prazo para 4 dias, e ao final do dia
24/06 os painéis já estavam prontos para serem transportados.
25/06 - quarta-feira
O dia foi dedicado ao transporte de 141 painéis LSF, 156
painéis OSB e todo o siding vinilico que será utilizado nessa obra. Essa
atividade consumiu todo o dia.
Os painéis foram transportados em 4 viagens da caminhão
trunk e os demais materiais em mais um viagem do mesmo caminhão.
Após o transporte de todos os painéis dividi a equipe, dois montadores
foram terminar de transportar o material que faltava (OSB e siding) e os outros
dois ficaram locando a obra comigo.
Posso afirmar com toda certeza que a locação dos painéis da
obra é a parte mais importante de uma construção em light steel frame. Essa
atividade deve ser executada com calma e sem muita pressão.
O sistema de construção a seco é uma técnica muito precisa,
mas ainda depende da boa execução de uma atividade bem artesanal, que é a
fundação em concreto armado. Qualquer deformação no nível do piso, nas
dimensões finais ou nas locações das tubulações pode afetar de maneira
significativa a montagem dos painéis. Os problemas mais comuns que podem
ocorrer é o desnivelamento dos painéis (deixando a lateral de portas e janelas
fora do prumo) ou a execução de fundação com dimensões erradas (maiores ou
menores do que devia ser).
É por causa dos motivos citados acima que a locação da obra
é a parte mais importante da obra. Nela você vai verificar se existe erros na
fundação de concreto e quais açôes você fará para solucionar tais problemas.
Esse assunto prometo abordar com mais detalhes em outro
post, pois é nessa etapa que se define a qualidade e rapidez de uma obra em
Light Steel Frame.
26/06 – Quinta feira
Nesse dia, terminamos a locação da obra umas 9 horas da
manhã e demos inicio a montagem da estrutura LSF. Nessa primeiro dia foi
possível fixar todos os painéis da fachada frontal da edificação.
27/07 – sexta feira
No segundo dia de montagem, trabalhamos somente na parte da
manhã, pois houve um treinamento de segurança do trabalho para a equipe de
obras. Mesmo trabalhando poucas horas, conseguimos fixar todos os painéis da
parede encostada no muro e demos inicio aos painéis da platibanda e fixação de
três tesouras de cobertura.
28/07 – sábado.
Mesmo sendo dia de jogo do Brasil, o grupo esta animado pra
terminar a obra cedo e voltar logo pra Manaus, então trabalhamos até as 10
horas da manhã e retomamos após o encerramento do jogo. Nesse dia instalamos
todos os painéis frontais e dos fundos da platibanda e instalamos mais 7
tesouras de cobertura.
29/08 – Domingo
Esse foi dia de descanso e turismo, porque ninguém é de
ferro!
30/06 - segunda-feira
Chegamos ao dia de hoje! Nesse dia terminamos de instalar as
três tesouras de cobertura que faltavam, instalamos os perfis cartola para
receber as telhas e travar a estrutura do telhado.
Demos inicio também ao revestimento em OSB da fachada
frontal de edificação, concluindo esse serviço ao final do dia. Amanhã tem
tyvek e siding vinílico!!!
Espero que gostem de acompanhar a obra do Posto Ipiranga,
empresa esta que se tonou uma grande responsável pela divulgação e
implementação do método construtivo Light Steel Frame em vários cantos do nosso
Brasil.
Bom esse é o resultado de 3 dias e meio de montagem de
estrutura Light Steel Frame no canteiro de obras. Acho que o resultado esta
sendo bom. E vocês o que acham? Deixem a opinião nos comentários ou sugestões
de pauta para este Blog.
Um grande abraço a todos, em breve noticias do nosso curso
in-company que poderá ser levado para qualquer cidade do Brasil!
Renato, li todos os seus posts e tem sido vital para a divulgação da tecnologia steel framing, não desanime ! Pois há muitos leitores, apesar de poucos comentários. Parabéns pelo excelente trabalho. Jean Carlo RJ
ResponderExcluirRenato, parabens pelo trabalho!
ResponderExcluirTenho muito interesse em conhecer melhor essa tecnologia a seco. Ja li alguns artigos sobre o assunto. Pretendo fazer meu TCC do curso de Engenharia civil sobre steel frame, estou pesquisando... Gostaria de mais informacoes sobre custo, fabricacao e montagem, algumas fotos. Alem do mais seria muito importante conhecer um local de obra. Se puder me ajudar ficarei grato. Ass. Rodrigo de Manaus.
Ola Rodrigo,
Excluirme passa o seu contato pelo email renato@quantte.com que assim que iniciar a próxima obra em Manaus eu te informo.
Um abraço
Renato estou querendo informaçoes sobre custo, fabricacao e montagem quero fazer minha casa com esse sistema me de um retorno taynara.goldmam@gmail.com
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