Steel Frame. O que muda nos projetos de arquitetura, cálculo estrutural e instalações prediais.

Neste Post irei descrever alguns pontos em relação aos projetos de arquitetura, cálculo estrutural e instalações prediais. O que muda e o que permanece igual, quando se trata de uma construção em Steel Frame. Espero que tanto as pessoal da área da construção civil quanto os leigos possam entender melhor essa técnica construtiva.

O PROJETO DE ARQUITETURA
Para você construir uma edificação em Steel Frame não é necessário que o projeto arquitetônico tenha sido elaborado para esse sistema. A construção projetada para alvenaria e concreto armado pode facilmente ser adaptada para o sistema steel frame. A única alteração será na espessura das lajes e das paredes, uma vez que nas construções convencionais as paredes tem 15 cm e nas de construções a seco elas variam de 6 a 22cm. Dessa maneira não é necessário que você tenha em mente qual o tipo de construção que irá utilizar ao encomendar seu projeto de arquitetura.
Eu diria que é até recomendável que você encomende seu projeto arquitetonico em alvenaria e concreto armado, dessa maneira será possível elaborar um orçamento utilizando as técnicas convencionais de construção e outro em steel frame. Assim o cliente poderá ter um comparativo entre preços e prazos das diferentes técnicas construtivas.
(Só para lembrar, se você vai construir e tem um projeto arquitetônico e de instalações bem detalhado você pode solicitar orçamentos de vários construtores, pois esse serviço costuma ser prestado gratuitamente. No entanto, se o projeto não estiver detalhado, o orçamento não apresentará grande precisão e poderá variar muito em relação ao quanto você realmente irá gastar na obra).

O PROJETO ESTRUTURAL

Quando você vai construir uma edificação, o primeiro passo é a encomenda do projeto de arquitetura. Após o cliente aprovar a parte arquitetônica é necessário elaborar o projeto da estrutura da construção. Esse projeto vai identificar onde vão ser feitos os pontos que sustentarão a construção (fundações, vigas, pilares e lajes).

Nesse ponto já é necessário identificar o tipo de técnica construtiva que voce vai utilizar, pois o projeto estrutural para estruturas de concreto é diferente do projeto estrutural para steel frame ou qualquer outro tipo de estrutura. Assim, ao encomendar esse projeto, você deve informar ao engenheiro calculistas qual a técnica construtiva que você irá utilizar.

Um importante ponto a ser lembrado, quando se fala em projeto estrutural do sistema steel frame, é o peso total da construção. Isso se deve ao fato de uma construção convencional pesar pelo menos 2  vezes mais do que uma em steel frame. Essa característica proporciona uma grande economia nas fundações das obras a seco.

O PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, HIDRÁULICAS, SANITÁRIA E ETC ETC ETC...

Um dos projetos que voces irão encomendar antes de iniciar uma obra são os "complementares". Estão incluídos nesses "complementares" todas aquelas intalaçoes que correm por dentro das paredes da casa. Só para ter uma noção aqui vai uma listinha: Elétrica, hidráulica, sanitária, telefonia, antena da TV, cabo de lógica, internet, sistema de cameras e alarmes, sistema de aspiração central, som e automação predial, podendo ainda ser acrescido alguma coisa que eu tenha esquecido.

Bom, dito isso vamos ao que interessa. O que muda nesses complementares entre uma obra convencional e uma obra a seco? Em se tratando de projeto pouca coisa, pois o dimensionamento dos dutos permanece igual e o traçado que irão percorrer na parede pouco mudará. As maiores diferenças acontecerão na parte da execução da obra, pois no steel frame temos uma maior facilidade ao trabalharmos com tubulações flexíveis que correrão por dentro de paredes ocas, mas isso veremos em um outro post dedicado ao assunto.

Ao pensar em construir uma casa, procure sempre a orientação de um bom arquiteto. Ele será o profissional responsável por avaliar toda a parte legal da sua obra, cuidará da administração de todos os projetos complementares e te orientará em todas as dúvias relativas a obras. Ahh claro, ele também saberá criar um belo projeto que atenda as suas necessidades e dentro do seu orçamento desejado (na medida do possível né!).

 
Até o próximo post...

Comentários

Postagens mais visitadas