Obra seca no interior do Amazonas - Parte 1

Preparação para a obra.

A obra que descreverei nesse post é de uma edificação de dois pavimentos, executada com estrutura em Light Steel Frame e que possui duas lajes de concreto pré-moldadas (uma para sustentar o primeiro andar e outra para sustentar a estrutura de cobertura). Parte dela foi produzida em um galpão em Manaus (painéis das paredes e vigas da laje) e algumas pequenas partes foram feitas no canteiro de obra.

Ao ser chamado para participar dessa empreitada a minha maior preocupação foi a questão de logística. A obra está sendo edificada em um local de difícil acesso no interior do estado do Amazonas. Antes de iniciar a obra, me foi informado que os materiais de construção poderiam demorar até 30 dias para chegar ao canteiro de obra (isso se deve ao regime de cheia e seca dos rios da região, que impossibilita muitas vezes o trafego de balsas pelos pequenos rios da região) e por esse motivo não haveria lugar para falhas em nosso planejamento.

Em meus projetos de Light Steel Frame, sempre utilizo o software Google SketchUp para modelar toda a edificação e verificar possíveis problemas de compatibilização ou erros de projeto. Nesta obra, recebi o projeto estrutural com um bom tempo de antecedência, o que me permitiu modelar em 3D toda a edificação e identificar algumas falhas, que foram passadas ao projetista para a devida correção, antes mesmo da compra de qualquer material de construção.

EXEMPLO DE UMA ESTRUTURA DE LIGHT STEEL FRAME MODELADA EM GOOGLE SKETCHUP DE OBRA RESIDENCIAL EM MANAUS

Os materiais para essa obra vieram de várias partes do Brasil: Perfis de Light Steel Frame e parafusos vieram de São Paulo, placas cimentícias e membrana barreira de vapor vieram de Belém e ferramentas de trabalho e isolamento termo-acústico foram comprados em Manaus.

O prazo para entrega da estrutura foi o mais demorado, com cerca de 20 dias decorridos entre o pedido e a entrega em Manaus (5 dias para a produção e corte de perfis e mais 15 dias de frete rodoviário até Manaus). Esse prazo me permitiu eliminar todas as dúvidas e falhas de projeto antes mesmo de os perfis estarem em Manaus.

Com o projeto todo revisado e material pedido, pudemos então dar início à montagem da estrutura em Manaus, tema que será abordado nos próximos posts.

Comentários

  1. Oi Renato, em primeiro lugar, parabens pelo seu blog, realmente achei muito inspirador e esclarecedor.
    Bem tenho algumas questoes e gostaria de saber se voce pode me ajudar.

    1. Voce usa o sketchup para modelar a edificacao, entendo que voce define tambem todos os perfis que serao usados tambem. Nesse caso voce usa algum plugin do sketchup para colocar os perfis?
    2. Voce faz o calculo estrutural das casas certo? Nesse caso onde voce aprendeu, e tambem gostaria de saber se voce usa alguma ferramenta para isso.


    De qualquer forma, muito Obrigado pelo otimo blog.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Fabiano, percebi que a maioria dos profissionais que está trabalhando com Light Steel Frame tem preferido modelar suas estruturas com o Sketchup. Pensando nisso vou escrever um post contando a maneira que eu utilizo o software e o plugin. Dessa maneira acredito que poderemos trocar idéias de diferentes profissionais sobre o uso dessa ferramenta. Até amanha acredito que esse post vai estar aqui no blog.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas