Obra seca no interior do Amazonas - Parte 2

Transporte de materiais

Passada a primeira etapa (planejamento da obra), tive que me concentrar no transporte de materiais até o canteiro de obras. Uma das exigências do contratante é que todo o material deveria ser entregue no porto da balsa paletizado.

As placas cimentícias foram as mais fáceis, pois já vieram do fornecedor paletizadas. Os parafusos, membranas e isolamentos termo-acústicos foram embalados por nosso pessoal sobre os pallets sem nenhum problema.


Uma das vantagens do sistema de Light Steel Frame é a leveza de seus painéis, que dispensam o uso de guindastes ou munk para a movimentação das peças. Justamente por esse motivo, não se tem o costume de transportar vários painéis em um mesmo volume (em geral eles são transportados um a um manualmente).




O que deu mais trabalho foi a paletização dos painéis de Light Steel Frame. Quando terminamos a montagem dos painéis em Manaus, percebi que eles teriam que ser transportado em grupos, devido à grande quantidade de painéis e pelo volume gerado por eles. Os painéis foram então posicionados sobre pallets de madeira e amarrados com fitas plásticas. Tudo parecia andar bem, até o momento do içamento da carga pelo munk. As fitas que suportavam a carga acabaram transferindo parte desse peso para a lateral dos painéis, ocasionando a deformação de alguns perfis.


Diante desse descuido já ficamos sabendo, ainda em Manaus, que uma das primeiras atividades a serem realizadas no canteiro de obra seria a substituição dos perfis danificados. Passado a etapa de preparação e embarque de materiais, nos preparamos para o início das atividades em canteiro de obra, assunto a ser abordado nos próximos posts!

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