Passo a passo da obra em Light Steel Frame 02 - Fundação

Nesse segundo post vou falar sobre a fundação feita para essa obra.

As obras em Light Steel Frame, por serem muito mais leves que a construção convencional (na média representa menos de 1/3 do peso do sistema convencional) normalmente utilizam fundação do tipo Radier.

Esse tipo de fundação é composto por uma laje de concreto feita sobre o terreno natural. Em resumo, se faz a limpeza e regularização do terreno, posiciona os tubos de elétrica e hidráulica que ficarão embutidos no piso e monta-se a forma lateral que delimita a fundação, após essas etapas se faz a concretagem dessa laje. Abaixo segue uma foto de um Radier já concretado. Nele vocês podem ver as tubulações das instalações dentro da laje da fundação.

Nessa foto você pode observar a fundação do tipo Radier feito para uma obra em Light Steel Frame. Ao lado dessa fundação você pode observar outra construção com as estruturas de paredes já montadas. Foto: Renato Rayol.

No caso da obra aqui apresentada a fundação foi um pouco diferente. Como a projeto previa a casa elevada em relação ao terreno em aproximadamente 65 cm, foi necessário fazer uma viga em concreto em todo o perímetro da casa.

Nessa imagem você pode ver que o piso da casa é elevada em torno de 65cm em relação ao terreno natural. Foto: Renato Rayol.

Após feito essas vigas laterais a área interna foi aterrada e então foi feito o piso cimentado que receberá a construção. Nas imagens abaixo vocês podem ver que as instalações sanitárias estão todas embutidas no piso concretado.

Nessa imagem pode-se observar a direita da imagem que parte da fundação já foi concretada com as instalações embutidas no piso e na lateral esquerda se vê a forma de madeira que delimitará a placa de concreto. 

Terminado essa fase da obra não haverá mais o uso de cimento areia e seixo dentro da obra. Tornando o canteiro uma local ainda mais limpo.

Nessa imagem pode-se observar que o local onde será feito o piso da residência recebeu aterro de argila compactado e uma pequena camada de areia por cima. Foto: Renato Rayol.

Normalmente o tempo utilizado na execução da fundação é o período que se aguarda a chegada dos perfis e se monta os painéis das paredes e cobertura.

Só para termos uma idéia desse tempo, segue abaixo uma pequena descrição das datas:
- dia 09/07 foi feito o pedido dos perfis para o fabricante.
- dia 19/07 os perfis foram coletados pela transportadora na cidade de Piracicaba para envio para Manaus.
- dia 11/08 os perfis foram entregues em Manaus.
- dia 24/08 é a previsão para que os painéis das paredes e cobertura estejam prontos e sejam levados para a obra.

Diante dessas datas podemos ver que existe um prazo de 7 semanas para que a fundação seja feita  e o concreto possa ter o tempo de cura necessário.

Nos próximos post vou mostrar as ferramentas necessárias para a montagem do sistema e os primeiros passos para a montagem dos painéis da obra.

Comentários

Postagens mais visitadas