Passo a passo da obra em Light Steel Frame 06 - Ferramentas essenciais para o Light Steel Frame. ATUALIZADO

Ola leitores, no post de hoje vou falar sobre as principais ferramentas necessárias para se trabalhar com o sistema Light Steel Frame.

A obra em Steel Frame pode ser dividida em duas etapas: A primeira de fabricação dos painéis e a segunda de montagem da estrutura. Abaixo cito as ferramentas necessárias em cada etapa:

- FABRICAÇÃO DOS PAINÉIS - ferramentas necessárias:

Serra para corte de metais - Atualmente estou utilizando a ferramenta da Makita "Cortadora de metal  4131". Trata-se de uma serra portátil (parecido com um serra mármore) para corte de metais galvanizados. Apesar da ferramenta e do disco dentado terem um valor elevado (R$1.500,00 o equipamento e R$200,00 o disco aproximadamente) a ferramenta vale a pena para se trabalhar com estruturas Light Steel Frame. Ela é a única que conheço que não gera fagulhas na hora do corte, não aquece a peça metálica e garante um acabamento perfeito no perfil cortado.

Makita Cortadora de metal - 4131

Em minha primeira obra utilizei equipamento para corte de metais conhecido como"serra rápida" para metais em geral (aqueles que utilizam disco de corte preto). Esse tipo de equipamento gerou muita fagulha na hora do corte e deixou os perfis com muitas rebarbas. Recentemente vi que a Makita possui uma "Serra rápida" que utiliza o mesmo tipo de disco dentado da ferramenta que utilizo (serra rápida portátil LC1230). Acredito que esse equipamento será minha próxima aquisição.

Makita serra rápida portátil LC1230

Parafusadeira - Desde os meus primeiros contatos com o sistema de construção a seco venho ouvindo que as parafusadeiras da DeWalt são as melhores para uso em obras de Light Steel Frame e Drywall. Por esse motivo, ao comprar minhas primeiras parafusadeiras optei por essa marca. Trabalho com o modelo DW 255. Se você for estudar as características dessa parafusadeira, vai perceber que o torque e a velocidade de rotação do equipamento não precisam ser altos. Dessa maneira a maioria das parafusadeiras existentes no mercado poderão ser utilizadas na montagem do Steel Frame. Um detalhe importante: Se você pretende utilizar a mesma parafusadeira para instalar placas de gesso acartonado o ideal é você adquirir um modelo que venha com limitador de profundidade (também conhecido como ponteira). O que pude ver nas obras que executei é que o ideal é possuir pelo menos uma parafusadeira a bateria para trabalhos em locais mais distantes dos pontos elétricos e também para evitar um emaranhado de extensões dentro do canteiro de obras.
Parafusadeira DeWalt DW255 - Observe o limitador de profundidade na ponta da parafusadeira, indispensável para a instalação de gesso acartonado.

Esquadro - O esquadro vai ser necessário para auxiliar na marcação da posição dos montantes no perfil guia. O ideal é trabalhar com um esquadro pequeno pois os perfis vão ter largura máxima de 200mm.

Pincel para metal - Esse é um item que não pode faltar na hora da montagem. Esse sistema construtivo trabalha com medidas precisar e peças com diferentes tamanhos e por isso, essas informações normalmente são anotadas diretamente nos perfis. O ideal é conseguir pinceis com ponta fina para marcar a posição de fixação dos perfis e pincel de ponta grossa para identificar o nome de cada painél.

Trena magnética - As trenas também são um item indispensável no sistema Light Steel Frame. É muito importante ter sempre trenas novas e limpas para não haver erro de na precisão das medidas. Utilizo trenas com ponta magnética de 8 metros. A trena magnética ajuda os montadores a realizar medidas sem a necessidade de um ajudante para segurar a ponta da trena.

Trena magnética da Irwin. Observe os dois imas redondos na ponta da trena.

- MONTAGEM DA ESTRUTURA - ferramentas necessárias:

As ferramentas utilizadas na montagem da estrutura são:

- Finca-pino - ferramenta necessária para fazer a fixação provisória da estrutura no radier. Ao se posicionar um painel é disparado alguns tiros de finca-pino para garantir que o painel não sofrerá deslocamentos durante o posicionamento dos demais painéis.


- Furadeira com função martelete - Após posicionar os painéis e conferir o esquadro e prumo de todo o conjunto é feito a fixação definitiva deles. O mais comum é utilizar uma furadeira com função martelete para fazer o furo na guia e no radier de concreto. Após a perfuração se procede a fixação que poderá ser através de chumbador químico ou parabolt.

- Estilete - O estilete vai ser utilizado na colocação da membrana Tyvek e também no corte das placas de gesso acartonado e em alguns modelos de placa cimentícia. O estilete ideal para esse tipo de trabalho é o mostrado abaixo, pois não tem variação de profundidade e não tem perigo de rompimento da lamina.

- Prumo de face - Ao se posicionar um painel no local, o ideal é trava-lo já no prumo (posição que o painel não estará inclinado para nenhum lado). Para aferir a posição correta, a ferramenta ideal é o prumo de face. Ja utilizei em outras obras a régua com nível bolha, mas esse instrumento não proporciona a mesma precisão do prumo de face.

- Martelo de borracha - algumas vezes ao longo da montagem será necessário usar um pouco de força para encaixar um painel entre outros dois já instalados, para posicionar a peça sem danificá-la é necessário o uso do martelo de borracha.

-ACESSÓRIOS QUE FACILITAM A MONTAGEM.

Abaixo vou listar alguns acessórios que ajudam na produtividade da obra em Light Steel Frame. Alguns deles já foram utilizados por minha equipe enquanto que outros estão na lista de desejos para quando minha empresa possuir um volume maior de obras.

- Cinto para ferramentas - Uma das atividade que mais consome tempo durante a montagem é o manuseio dos parafusos e da parafusadeira. Ao se utilizar o cinto para ferramentas, tudo ficará a mão (parafusos de diferentes tipos, pincel para metal, estilete, martelo de borracha, trena e etc). Se você quiser ainda mais produtividade pode optar pelas parafusadeiras movidas a bateria e ficar livre de fios espalhados pelo galpão de montagem e pelo canteiro de obras.

- Grampo - Utilizei os grampos da Irwin em minha ultima obra. Comprei eles pensando no travamento dos perfis durante a fabricação dos painéis, mas eles foram muito úteis também durante a instalação da membrana Tyvek. Normalmente essa instalação é feita por dois profissionais, um fica segurando a membrana e o outro fica parafusando. Com os grampos é possível fixar o rolo da membrana em uma extremidade e fazer a fixação sem a ajuda de outro montador.

- Perna mecanica Walsywa - Esse instrumento só havia visto em reportagens do Discovery ou em obras no exterior. Na ultima semana vi essa ferramenta em uma loja aqui em Manaus e ela entrou na minha lista de futuras ferramentas. Esse instrumento ajuda muito na produtividade, pois diminui o uso de escadas ou andaimes para trabalhos em pequenas alturas ou forros. O ideal nesse caso é trabalhar com apenas um montador utilizando as pernas metálicas, dessa maneira fica especificado que ele fará todos os trabalhos em altura. No entanto, na hora da execução de forros mais de um montador poderá utilizar as pernas metálicas para aumento da produtividade.

- Parafusadeira com auto alimentação - Esse tipo de ferramentas utiliza parafusos que vem em "pentes", parecendo aquelas metralhadoras de filme de terrorista. Para usa-lás basta posicionar a ferramenta no local e apertar o gatilho, sem a necessidade de colocar um parafuso na ponta da parafusadeira. Com essa ferramenta você aumenta consideravelmente a produtividade de sua equipe de montadores. A noticia ruim é que o modelo encontrado no Brasil (da fabricante Makita) não comporta os parafusos metal-metal para steel frame pois a cabeça do parafuso é mais larga que a "boca" da ferramenta. Os parafusos comportados por essa ferramenta são os utilizados na colocação de placas de gesso acartonado. Se alguém souber de algum modelo que atenda os parafusos metal-metal favor me informar!

Acredito que essa lista de ferramentas será bem útil para todos que pensam em construir no sistema Light Steel Frame. Se você tiver mais dicas de ferramentas que facilitam o trabalho de montagem compartilhe conosco nos comentários.

Comentários

  1. Muito Bom o seu blog, parabéns, estou acompanhando o passa a paso pois tenho muito interesse em construir minha casa neste processo,
    Gostaria de saber como vc faz no tratamento das juntas das placas cimenticias no caso de não ser aparente e se dá muito problema com trincas. abraço

    ResponderExcluir
  2. Ola Ricardo. Acredito que o mais importante seja você conseguir um fornecedor que lhe dê garantia do seu produto. A Brasilit é um exemplo disso. Ela se responsabiliza caso sua obra apresente trincas na fachada. Claro que você deve seguir todo o passo a passo de instalação informado pela fabricante.

    Nessa obra em particular vou utilizar as placas da www.placlux.com.br . Trata-se de uma placa mais leve que a da Brasilit e apresenta também um sistema de tratamento de juntas menos complicado. Vale a pena conhecer o produto. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Ricardo, seu blog está sendo de grande valia. Obrigado.
    Gostaria de perguntar ao Reanto Rayol como foi o experiencia com a Placlux.

    ResponderExcluir
  4. Renato bom dia, gostaria se fosse possível, que vc me forneça umas dicas para se conseguir o primeiro cliente.
    Obrigado
    Carlos

    ResponderExcluir
  5. Renato, boa noite,você tem informação das produtividades de mão de obra para cada etapa do Steel Frame? Montagem dos painéis, fechamento externo com LP OSB Home, Aplicação da LP Membrana, etc.. Composições de preços unitários, ou referencia de qual equipe necessária e qto tempo por m2...... Alessandra ( alessacivil@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  6. Olá Renato, tenho uma dica pra você de uma máquina que eu conheço muito bem e é ótima pra esse trabalho, a melhor na minha opinião. da uma olhadinha aí: http://www.portalridgid.com.br/site/produtos/secao/sc/3/id/117/w/Serra%20Mod.%20614
    Ela é bem cara, mas os cortes são perfeitos e a durabilidade dos discos é bem grande.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Jarton, obrigado pela dica.
      Pelo que pude ver, ela é bem parecida com uma ferramenta também comercializada pela Makita, que utiliza um disco dentado em um modelo de Serra rápida.
      O único problema desse tipo de ferramenta é encontrar a ferramenta e discos pra reposição. Como é uma ferramente bem específica, poucas lojas revendem esse material.
      Na ultima vez que consultei os preços, a serra rapida custava em torno de R$2.000,00 e o disco para corte R$ 600,00.
      Esses preços foram encontrados na loja situada em Manaus.
      Um abraço

      Excluir
  7. Bom dia Renato , tenho uma duvida posso fazer um laje com uma sobre carga de , 8tf/m².totalmente em steel freme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Nerival.

      Isso só quem vai poder te esclarecer é um engenheiro calculista. Além da carga, deve ser analisado o tamanho do vão e a forma que as treliças serão fixadas. O ideal é você procurar o Riberto da Tecnobra (riberto@tecnobra.com.br ) ou o Roberto Nakamura da UpRise (nakamura@upriseframing.com.br )

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas