Passo a passo da obra em Light Steel Frame 03 - Compra dos perfis
Nesse terceiro post vou falar sobre a compra dos perfis de Light Steel Frame.
Para iniciarmos esse assunto vou explicar que o perfil para construção de estruturas em Light Steel Frame é um perfil próprio e que serve somente para esse fim. Por esse motivo se você pensa em construir em Light Steel Frame você deve procurar uma empresa especializada na fabricação desse tipo de perfil (você encontra a lista de empresas no site http://www.cbca-acobrasil.org.br/cadeia-produtiva-steel-framing.php).
O perfil utilizado nesse tipo de obra é dobrado a frio em uma maquina conhecida como perfiladeira. O procedimento transforma uma chapa plana em perfil tipo guia ou montante. O material utilizado na fabricação desses perfis é o aço galvanizado. No Brasil são fabricados perfis com espessuras de 0.95 e 1.25mm sendo que esse ultimo não é muito comercializado e sua venda é feita na maioria das vezes por encomenda especifica (ao orçar perfis nos dois maiores fornecedores do Brasil, ambos me informaram não ter em estoques perfis com espessura de 1.25mm). Por esse motivo, apesar de ser divulgado que o Light Steel Frame Brasileiro* trabalha com perfis nessas duas espessuras o ideal é projetar toda a estrutura com perfis 0.95mm e não ter problemas na hora da compra.
*Eu utilizei o termo Light Steel Frame Brasileiro para ilustrar que no Brasil os fabricantes produzem perfis com as espessuras 0,95 e 1,25mm enquanto que países Europeus e nos Estados Unidos é possível encontrar perfis com mais de 2,50mm de espessura.
Vamos falar agora dos dois tipos de perfis encontrados em nosso mercado:
PERFIL STANDART: esse tipo de perfil é o mais simples e vem em medidas padrão para serem cortados na hora da montagem.
Vantagens:
- Pode ser encomendado antes de se terminar o projeto executivo (muito importante nas obras localizadas em regiões distantes dos fabricantes de perfis).
- Pode ser feito ajustes no comprimento e altura do painel durante a obra.
- Um perfil danificado pode ser trocado por outro sem problemas.
- Permite a alteração nos painéis como abertura de novos vãos ou modificação sem grandes problemas.
- Perfis usados podem ser utilizados em novos painéis.
- Maior facilidade no transporte rodoviário (pois normalmente são pedidos lotes com tamanhos iguais de perfis, que permite uma cubagem menor de carga).
Desvantagens:
- Exige maior cuidado na montagem dos painéis.
- Menor velocidade de montagem.
- Pode ocorrer erros de montagem se o projeto não for seguido a risca.
- Exige mão de obra mais experiente.
- Os perfis tem de ser cortados no canteiro de obra.
PERFIL FRAMECAD: esse tipo de perfil é fabricado de acordo com o projeto executivo e já vem com perfis cortados na medida certa e com o local dos parafusos já pré-furados.
Vantagens:
- Maior precisão na montagem dos paneis. Por já virem furados, impede a montagem errada da estrutura.
- Maior rapidez na montagem da estrutura.
- Perfis já vem cortados e identificados de fabrica.***
- Pode ser montado por equipe menos treinada.
*** PERFIL STANDART também podem ser encomendados já cortados de fabrica, no entanto esse aspecto pode causar confusão na hora da montagem. vou abordar isso no próximo post.
Desvantagens:
- Só pode ser encomendado após a conclusão do projeto executivo.
- Não permite ajustes durante o andamento da obra.
- Não permite alteração de vãos em painéis montados. Caso seja preciso alterar os vãos, um novo painel deve ser encomendado.
- Perfis amassados ou danificados devem ser solicitados de fábrica (ruim para obras que fiquem longe da fabricante de perfis).
- Perfis não podem ser reutilizados em novas estruturas.
- Maior volume no transporte da carga dos perfis
Perfis para a obra de Manaus.
Para as obras que venho realizando no estado do Amazonas, optei por utilizar os perfis standart pelos seguintes motivos:
- Muitas vezes o cliente solicita pequenas alterações de projeto antes ou durante a obra. Se eu optar por utilizar perfis Framecad não teria a liberdade para alterar a configuração dos painéis.
- Algumas peças podem ser danificadas durante o transporte, podendo ser no trajeto, no embarque ou durante a montagem dos painéis. Os perfis standart me permitem a substituição de perfis sem maiores problemas.
- Em algumas obras a fundação acaba ficando com as dimensões diferentes das de projeto, necessitando o aumento ou diminuição de alguns painéis. Essa mudança só pode ser feita nos perfis standart.
Por utilizar esse tipo de perfil acabo não tendo uma produtividade tão grande quando comparado as estruturas montadas cos perfis Framecad. Nos perfis standart preciso também ter um cuidado maior para que os painéis fiquem com os tamanhos exatos e não saiam do esquadro.
Espero ter contribuído para todos os interessados em edificar ou somente conhecer melhor esse tipo de construção. Quem possuir dúvidas pode deixar um comentário que eu responderei o mais breve possível.
Para iniciarmos esse assunto vou explicar que o perfil para construção de estruturas em Light Steel Frame é um perfil próprio e que serve somente para esse fim. Por esse motivo se você pensa em construir em Light Steel Frame você deve procurar uma empresa especializada na fabricação desse tipo de perfil (você encontra a lista de empresas no site http://www.cbca-acobrasil.org.br/cadeia-produtiva-steel-framing.php).
Perfis de 90 e 200mm de largura. O primeiro normalmente utilizado em paredes e o segundo em lajes. Foto: Renato Rayol.
O perfil utilizado nesse tipo de obra é dobrado a frio em uma maquina conhecida como perfiladeira. O procedimento transforma uma chapa plana em perfil tipo guia ou montante. O material utilizado na fabricação desses perfis é o aço galvanizado. No Brasil são fabricados perfis com espessuras de 0.95 e 1.25mm sendo que esse ultimo não é muito comercializado e sua venda é feita na maioria das vezes por encomenda especifica (ao orçar perfis nos dois maiores fornecedores do Brasil, ambos me informaram não ter em estoques perfis com espessura de 1.25mm). Por esse motivo, apesar de ser divulgado que o Light Steel Frame Brasileiro* trabalha com perfis nessas duas espessuras o ideal é projetar toda a estrutura com perfis 0.95mm e não ter problemas na hora da compra.
*Eu utilizei o termo Light Steel Frame Brasileiro para ilustrar que no Brasil os fabricantes produzem perfis com as espessuras 0,95 e 1,25mm enquanto que países Europeus e nos Estados Unidos é possível encontrar perfis com mais de 2,50mm de espessura.
Vamos falar agora dos dois tipos de perfis encontrados em nosso mercado:
PERFIL STANDART: esse tipo de perfil é o mais simples e vem em medidas padrão para serem cortados na hora da montagem.
Guia e montante de 90mm de perfis standart. Não vem com o furo dos parafusos e geralmente são cortados durante a montagem dos painéis. Foto: Renato Rayol
- Pode ser encomendado antes de se terminar o projeto executivo (muito importante nas obras localizadas em regiões distantes dos fabricantes de perfis).
- Pode ser feito ajustes no comprimento e altura do painel durante a obra.
- Um perfil danificado pode ser trocado por outro sem problemas.
- Permite a alteração nos painéis como abertura de novos vãos ou modificação sem grandes problemas.
- Perfis usados podem ser utilizados em novos painéis.
- Maior facilidade no transporte rodoviário (pois normalmente são pedidos lotes com tamanhos iguais de perfis, que permite uma cubagem menor de carga).
Desvantagens:
- Exige maior cuidado na montagem dos painéis.
- Menor velocidade de montagem.
- Pode ocorrer erros de montagem se o projeto não for seguido a risca.
- Exige mão de obra mais experiente.
- Os perfis tem de ser cortados no canteiro de obra.
PERFIL FRAMECAD: esse tipo de perfil é fabricado de acordo com o projeto executivo e já vem com perfis cortados na medida certa e com o local dos parafusos já pré-furados.
Montante de 90mm de perfil Framecad. Notem na lateral direita que o perfil já vem com o furo dos parafusos facilitando a montagem dos painéis. O perfil também vem identificado com o nome do painel e o numero da peça. Foto: Renato Rayol
Vantagens:
- Maior precisão na montagem dos paneis. Por já virem furados, impede a montagem errada da estrutura.
- Maior rapidez na montagem da estrutura.
- Perfis já vem cortados e identificados de fabrica.***
- Pode ser montado por equipe menos treinada.
*** PERFIL STANDART também podem ser encomendados já cortados de fabrica, no entanto esse aspecto pode causar confusão na hora da montagem. vou abordar isso no próximo post.
Desvantagens:
- Só pode ser encomendado após a conclusão do projeto executivo.
- Não permite ajustes durante o andamento da obra.
- Não permite alteração de vãos em painéis montados. Caso seja preciso alterar os vãos, um novo painel deve ser encomendado.
- Perfis amassados ou danificados devem ser solicitados de fábrica (ruim para obras que fiquem longe da fabricante de perfis).
- Perfis não podem ser reutilizados em novas estruturas.
- Maior volume no transporte da carga dos perfis
Perfis para a obra de Manaus.
Para as obras que venho realizando no estado do Amazonas, optei por utilizar os perfis standart pelos seguintes motivos:
- Muitas vezes o cliente solicita pequenas alterações de projeto antes ou durante a obra. Se eu optar por utilizar perfis Framecad não teria a liberdade para alterar a configuração dos painéis.
- Algumas peças podem ser danificadas durante o transporte, podendo ser no trajeto, no embarque ou durante a montagem dos painéis. Os perfis standart me permitem a substituição de perfis sem maiores problemas.
Perfis Standart comprados para a obra residencial em Manaus. Observe que foram comprados perfis de 90 e 200mm e que existe diferentes comprimentos das peças. O motivo para isso será abordado no próximo post. Foto: Renato Rayol
Por utilizar esse tipo de perfil acabo não tendo uma produtividade tão grande quando comparado as estruturas montadas cos perfis Framecad. Nos perfis standart preciso também ter um cuidado maior para que os painéis fiquem com os tamanhos exatos e não saiam do esquadro.
Espero ter contribuído para todos os interessados em edificar ou somente conhecer melhor esse tipo de construção. Quem possuir dúvidas pode deixar um comentário que eu responderei o mais breve possível.
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