2018, o ano em que a Quantte retorna às obras!


Quantte surgiu alguns anos antes da primeira obra sair do papel. Posso falar que a ideia apareceu no final de 2006, ano em que eu estava elaborando meu
projeto final da faculdade de arquitetura. Eu buscava um método construtivo
menos artesanal, um tipo de obra igual aquelas que encontramos em vídeos pelo YouTube, obras que brotam em poucos dias ou semanas, parecendo mesmo que foram parte de um truque da mágica.

Em minha pesquisa a procura de avanços tecnológicos na construção civil, acabei encontrando o recém lançado manual da CBCA (Centro Brasileiro de Construção em Aço) “Steel Framing: Arquitetura”. Lembro de ter devorado o material em pouco tempo. Li e reli cada detalhe para que eu pudesse absorver cada informação contida naquele material.



Imagens retiradas do manual "Steel framing: arquitetura" elaborado pela CBCA 

Naquela altura soube que aquela era certamente a técnica construtiva que eu queria utilizar em minhas obras. Naquela época lembro que minha maior preocupação era encontrar um método construtivo que pudesse ser feito com uma equipa pequena e bem qualificada e essa foi uma das caracteristicas que mais me agradou no LSF.

Edificio Aymoré

O meu trabalho final de graduação, uma torre de escritórios na cidade de Manaus, foi o primeiro projeto onde inseri esse sistema construtivo. Projetei um edifício com 18 andares que possuia superestrutura em aço laminado, lajes em steel deck e as vedações externas em aço leve. Tudo isso parecia muito novo no ano de 2007 e para alguns clientes finais continua a ser assim até os dias de hoje.​


Apresentação do trabalho final do curso de arquitetura, onde utilizei pela primeira vez o LFS em projeto.

Em dezembro daquele ano apresentei meu trabalho, ganhei o prêmio de melhor projeto e sai dali achando que iria construir minha primeira obra em poucas semanas. No entanto a vida é bem mais complicada do que um jovem arquiteto imagina.

Convencer os clientes a construir a própria casa com um sistema construtivo desconhecido era um desafio quase impossível. Foi então que decidi deixar este projeto adormecendo e tocar a vida projetando e construindo com o método construtivo tradicional.

Primeira obra

Eu sempre fui um arquiteto muito ligado a execução de obras e pouco me chamou a atenção quando no ano de 2010 divulgaram o evento Casacor Amazonas. Não percebi de imediato como uma exposição de designer de interiores poderia ser útil para minha carreira profissional voltada à construção.

No entanto, a convite de minha esposa, fui a uma reunião conhecer melhor qual a proposta do evento que iria ser realizado dali a alguns meses.



Projeto e edificação concluída da primeira obra executada pela Quantte em 2010.

Ao visitar o local, percebi que existia um espaço que teria um grande fluxo de pessoas e que poderia ser utilizado para uma construção de raiz. Após pensar por alguns dias, decidimos propor a construção de uma pequena construção, uma construção que pudesse retratar a nossa visão do que seria um quarto de hotel de selva. Diferente de tudo que existia até então, foi aí que surgiu o projeto do Loft do hotel de selva.

A formação da equipa

Os desafios para a construção desta obra eram inúmeros: prazo apertado, materiais construtivos vindos de São Paulo (mais de 3.800 km de estrada), falta de mão de obra qualificada e o desconhecimento prático da execução deste tipo de obra.



Primeiro curso prático realizado pela Quantte para treinar equipa de obra em 2010


A solução encontrada foi organizar um curso para que eu pudesse ensinar o pouco que eu sabia à pessoas que não sabiam quase nada. Para isso organizamos uma formação com um professor de gesso acartonado. Combinei com ele que aproveitaria algumas informações do curso de drywall e que complementaria as informações necessárias para a execução de uma estrutura em LSF. Foi assim que organizei a minha primeira turma de formação prática de construção em Light Steel Frame.

Reunimos 18 alunos e em pouco mais de 20 dias conseguimos passar as informações necessárias e construir nossa primeira obra em light steel frame, uma edificação com aproximadamente 60m2.




 24 dias antes da abertura da exposição

Lembro da aflição dos colegas arquitetos que pensavam não ser possível fazer uma obra do zero em apenas 40 dias (sim, este era o prazo que tínhamos até a abertura da exposição e a obra precisava estar pronta e decorada!)

17 dias antes da abertura da exposição 

11 dias antes da abertura da exposição


Desafios

Nossa primeira obra foi realmente desafiadora, edificar uma construção de raiz em 20 dias utilizando uma técnica construtiva até então desconhecida de todos, inclusive por mim, foi uma loucura.

Mas acredito que esta situação foi o que nos deu coragem para enfrentar vários outros desafios que vieram pela frente: obras no meio da floresta amazônica, estruturas pré-montadas viajando por quilômetros em balsas, construir um barco hotel de 600m2 do zero a pleno funcionamento em apenas 6 meses…




Fotos de alguns dos desafios encarados pela Quantte, mas conto melhor essas historias em outro momento.


Bem, essas histórias vou deixar mais para frente, a mensagem que eu tinha para passar hoje é que outra:

Quantte não tem medo de desafios! Mudamos para Portugal no final de 2015 em busca de novos mercados. Trabalhamos nos últimos dois anos elaborando projetos, realizando planeamento de obras e dando formações práticas para construtores locais. Neste momento sentimos que estamos preparados para executar obras também no mercado europeu.


Percebemos que o aço leve tem ainda um grande espaço para crescer em toda europa. Temos certeza que a Quantte será um importante player neste cenário, seja como construtora, como empresa parceira ou apenas disseminando informações para que todo o mercado de construção em aço leve possa crescer em conjunto.













Após contar um pouco da história da Quantte nas linhas acima deixo a você um convite para navegar por nosso site e perceber de que maneira a Quantte pode melhor lhe atender!

Comentários

Postagens mais visitadas