LSF - Como escolher uma empresa de construção?

Nos últimos anos tenho percebido um aumento grande de empresas e profissionais que se intitulam “construtores LSF”. Se por um lado isso ajuda a difundir o método construtivo dentro do mercado, por outro prejudica a boa reputação das estruturas em aço leve, em virtude de obras não concluídas ou mal executadas.

Isto acontece tanto no mercado português como no mercado brasileiro e por este motivo resolvi escrever este texto.

Construção em aço leve também é uma obra de engenharia!

A fabricação e montagem de uma estrutura em aço leve pode ser considerada razoavelmente fácil, se comparado a outras etapas de uma construção. Isso faz com que muitas pessoas que não tem formação técnica resolvam trabalhar com o LSF.

Como conseguem facilmente executar as etapas iniciais, imaginam que o restante da obra será tão fácil quanto foi montar a estrutura de aço leve. Este é o principal motivo para vermos cada vez mais, obras paralisadas ou com patologias graves.

O que todos precisam perceber é que uma construção que utiliza estrutura LSF continua a ser uma obra de engenharia. Por este motivo envolve um número grande de sistemas complementares, necessários para se chegar a uma obra finalizada (Ex.: revestimentos, impermeabilizações, telhados, isolamentos, distribuição de água, sistema de esgoto, rede elétrica e acabamentos e etc).

Dito isso, deixo aqui minha primeira dica:

“Verifique quem é o responsável técnico pela empresa e se este profissional realmente está envolvido no planeamento e execução da obra”.

Empresas de construção x empresas de estrutura LSF.

Podemos classificar as empresas que trabalham com LSF em dois grandes grupos:

1- Empresas de construção: São empresas dedicadas a execução total de uma obra (construções chave na mão) e que possuem um corpo técnico capaz de analisar os projetos e realizar o planejamento dela do início ao fim.

Estas empresas podem ter equipes próprias ou trabalhar exclusivamente com empreiteiros terceirizados. O mais importante a ser observado é que estas empresas possuam um responsável técnico com experiência neste tipo de obra.

A melhor maneira de analisar a capacidade técnica é observando os trabalhos já executados e conversar com antigos clientes.

2- Empresas de estrutura LSF: São empresas dedicadas exclusivamente a fabricação e montagem de estruturas. Nem sempre possuem um quadro técnico com visão geral de uma obra, pois sua atividade se resume apenas a estruturas de aço.

Existem boas empresas dedicadas a esta atividade, algumas geridas por engenheiros/arquitetos e outras geridas por profissionais que vieram de outras áreas, mas que aprenderam a trabalhar com este tipo de estrutura.

Algumas empresas de construção contratam as empresas de estrutura LSF para executar esta etapa da obra. Desta maneira não precisam ter equipas próprias para esta atividades.

Dito isso, deixo aqui minha segunda dica: 

“Verifique se o que você precisa é de uma empresa de construção (este é o caso de clientes finais) ou de empresas de estrutura LSF (este é o caso de empresas de construção ou gestores de obra que não possuem equipa própria). Nunca contrate uma empresa de estruturas em LSF para executar uma obra completa, pois eles não terão capacidade técnica para isto!”

Estrutura física e máquinas para fabricação de perfis próprios.

Muitos são os clientes que ficam impressionados com galpões, grande estoque de materiais e maquinas perfiladoras.

A indústria da construção civil tem como atividade principal a transformação dos materiais construtivos. Ao serem combinados de forma correta, resultam em uma edificação de qualidade. A atividade de fabricação dos materiais construtivos nunca pertenceu a indústria da construção civil.

Afirmar a um cliente que a empresa presta bons serviços exclusivamente porque possui um equipamento de produção de perfis, seria o mesmo que afirmar que uma construção convencional terá qualidade garantida, se executada por uma empresa que possui uma fábrica de tijolos.

Posso afirmar com propriedade, após realizar um grande número de obras no Brasil e de planejar outras em Portugal, que são comuns os casos em que 100% das atividades são executadas no canteiro de obra. Desta maneira, muitos são os casos em que, torna-se até irrelevante possuir ou não um grande galpão ou estoque de materiais construtivos.

Dito isso, deixo aqui minha terceira dica: 

“Não se deixe impressionar pela estrutura física das empresa. O mais importante é verificar o resultado final das obras e perceber quem são os responsáveis por assegurar a qualidade da construção”. 

Planejamento, planejamento e planejamento! 

Uma das características que mais me entusiasma nas construções em LSF é a possibilidade de identificar com clareza as etapa de obra, quantificar cada material construtivo e planejar as atividades que serão realizadas em cada dia da construção.

Uma das vantagens em relação as obras em betão armado, é a inexistência de intervalos para a “cura” do concreto e a possibilidade de realizar atividades simultâneas (Ex.: fabricar as esquadrias antes mesmo da estrutura estar pronta) devido a precisão em milímetros, com que são trabalhados as obras em aço leve.

Essas são as características que permitem a execução de construções em prazos menores do que obras convencionais. No entanto, só se consegue obter essas vantagens se houver um planejamento muito bem feito da construção.

Em muitos casos é comum que as empresas de construção se preocupem em ter o projeto executivo apenas da estrutura LSF, deixando todos os demais sistemas para se “resolver em obra”. Essa falta de preocupação é muito comum em empresas com pouca experiência neste sistema construtivo, isto acaba criando paralisações na obras, as vezes por falta de material e outras vezes por aspectos não previstos durante o planejamento da construção.

Dito isso, deixo aqui minha quarta dica: 

“Verifique o modelo de projeto executivo que é enviado para o canteiro de obra. Se te apresentarem apenas os desenhos da estrutura em aço, fique preocupado. Os planejamentos mais elaborados contam com projeto de revestimentos internos e externos; projeto executivo para cada sistema complementar (águas, energia, esgoto e lógica); e uma lista completa dos materiais construtivos, acessórios de fixação e ferramentas necessárias para cada atividade.”

Sistema de classificação para empresas de construção.
Recentemente foi lançado em Portugal, pelo gabinete de engenharia Futureng, o selo “construtor recomendado”. Esta é uma iniciativa importante para que os clientes finais possam ter uma referência da qualidade de algumas empresas de construção em Portugal.

A Futureng foi o gabinete de engenharia pioneiro em cálculos de estabilidade para estruturas de aço leve em Portugal. Por este motivo o selo serve como um bom indicativo da qualidade dos serviços desenvolvidos pelas empresas de construção por eles recomendada.

Infelizmente ainda não existe nada de parecido no Brasil, muito em função das dimensões continentais do país e da falta de um órgão certificador de qualidade com esta finalidade.

Agora já tens as etapas básicas para a análise de uma empresa de construção em aço leve! 

Espero que este texto sirva para que muitos clientes e construtoras saibam avaliar as empresas a quem contratam uma obra ou serviço de montagem de estrutura LSF.

O trabalho da Quantte, desde a criação da empresa, é o de divulgar o sistema construtivo LSF para que ele ganhe cada vez mais mercado.

A Quantte nasceu como empresa de construção no Brasil no ano de 2010, esteve nos dois últimos anos à trabalhar com projetos e planejamentos de obra em Portugal e, o que percebo hoje é que, nos transformamos em ferramenta para todos os que pretendem conhecer e trabalhar com o aço leve.

É por este motivo que conseguimos atender tanto às empresas de construção civil, quanto os clientes finais. Convido a todos a visitarem nosso site para perceber melhor os nossos serviços. Em caso de dúvida não hesitem em nos contactar!

www.quantte.com

Comentários

Postagens mais visitadas