É hora de planejar!

Chegamos a primeira sexta feira de 2018! Agora te faço uma simples pergunta:

Conseguiste fazer tudo o que planejaste para esta semana?

ou melhor ainda...

Você elaborou um planejamento do que precisava fazer nesta primeira semana do ano?

Se conseguistes responder ao menos um "sim", já posso te dar os parabéns! São poucas as pessoas que planejam as atividades que precisam ser feitas. Mas o tema deste post não é planejamento pessoal, mas sim planejamento de suas obras.

Já ando há mais de 10 anos em obras, posso falar que foram dos mais variados tipos: drenagens, terraplenagem, edificações, obras de contenção de encostas, pré-moldados em betão, obras em LSF e até mesmo a construção de um barco hotel em um estaleiro.

Foram muitos os ensinamentos que absorvi em cada diferente tipo de serviço, mas um deles estava presente em todos:

"Sem planejamento não conseguimos ter uma obra lucrativa e dentro do prazo"

Possuir todos os projetos, saber quais os materiais e ferramentas necessários para cada serviço, saber o que será feito em cada dia da obra, definir a data de entrega de cada material construtivo, ter um canteiro de obra organizado, ter um técnico acompanhando e fiscalizando os serviços realizados: isso tudo parece ser o básico para qualquer profissional ou empresa de respeito, mas é incrível como ainda nos dias de hoje esse cenário esteja presente somente em poucas obras.

Desde as minhas primeiras obras eu sabia da importância de cada item listado acima, no entanto, reconheço que nem sempre contava com todos eles. Lembro de ter problemas com projetos mal elaborados, com fornecedores de material não confiáveis, técnicos não preparados para a função e softwares de gestão que mais complicavam do que ajudavam. Tudo isso gerou atrasos e prejuízos, alguns de maior e outros de menor gravidade.

Quando comecei a trabalhar com Light Steel Frame, percebi que ter todas essas informações era indispensável para o sucesso de minhas obras e consequentemente de minha empresa.

Para quem nunca trabalhou com o sistema LSF, pode parecer que estou exagerando, mas o impacto de um dia de obra parada tem um impacto imenso no planejamento de uma construção.

As obras em LSF possuem uma característica diferente das tradicionais: É composta por várias etapas de curtíssimos prazos e se uma delas atrasa, afeta todo o resto da obra. Estou falando de atividades que geralmente consomem de 2 a 4 dias para serem feitas. Dou como exemplo as seguintes: Fabricação de painéis, montagem da estrutura, aplicação de revestimentos externos, montagem da cobertura entre outras.

Então agora cito um exemplo bem fácil de entender: Se eu tenho um prazo de dois dias para fabricar os painéis de uma obra e fico com um dia parado por falta de energia ou ferramenta, já terei um atraso de 50% na realização daquela atividade. E isto vai influenciar em todo o planejamento da obra, na data de entrada de outros empreiteiros e na data final da entrega da construção.

Trabalhando com obras em LSF, aprendi que devia fazer um planejamento diário de atividades que deveriam ser realizadas por cada montador em obra. Só assim teria um controle eficiente dos serviços. Passamos a ter cronogramas diários para a entrega de materiais e para o avanço da obra, pois cronogramas semanais ou mensais não seriam precisos o suficiente para analisar se a obra estava a correr bem.

Com a experiência que acumulamos nas primeiras construções, fomos melhorando cada vez mais a qualidade de nossos projetos, planejamentos, projetos executivos e técnicas construtivas. Hoje em dia tentamos fazer uma "construção virtual" com todos as etapas e materiais que serão utilizados em obra, não apenas aço e revestimentos, mas também tubulações, impermeabilizações, acabamentos e etc.

Essa mudança trouxe qualidade e produtividade para nossas construções, pois permitiu eliminar erros e omissões que só eram identificados em obra. O ganho com essa maneira de trabalhar se refletiu em serviços mais rápidos, controle preciso dos materiais construtivos e melhor percepção dos serviços pelos envolvidos na obra.

Não é por acaso que a Quantte tem um histórico de obras feitas em prazo recorde. Mas para que pudéssemos chegar a este resultado foi preciso muito trabalho em escritório, antes mesmo de comprar o primeiro parafuso para a obra. E este é o pensamento que precisa ganhar força daqui para frente:

"Para se ter uma obra rápida e de qualidade é preciso ter um bom planejamento de obras!"

Esta frase não vale apenas para obras em light steel frame, se aplica também as construções convencionais. E se esticarmos a corda um pouco mais, vais ver que se aplica a quase tudo na vida. Por isso, se não tens uma obra para planejar, separe alguns horas de seu fim de semana e planeje a sua vida para 2018, pois estamos ainda no começo e temos ainda tempo para isso!

Comentários

Postagens mais visitadas